17 de dezembro de 2009

Comprar um Ukulele

Comprar um ukulele não é tarefa fácil - especialmente quando se compra o primeiro ukulele. Este artigo pretende ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Que marca de ukulele devo comprar?
Existe uma enorme quantidade de marcas de ukuleles. Algumas da marcas com mais reputação entre os principiantes são Kala (o KA-S e os Makala são muito populares) e Lanikai (principalmente o mais económico LU-21). Se quiserem gastar um pouco (ou muito) mais, vejam os Pono ou os KoAloha.

Que tamanho comprar?
Os quatro principais tamanhos de ukuleles são: soprano, concerto, tenor e barítono. A maioria das pessoas começa com um ukulele soprano porque é o ukulele mais tradicional e porque, como é o mais pequeno, requer menos elasticidade de dedos. Mas cada vez mais pessoas estão a optar por ukuleles tenor - inspirados por músicos como Jake Shimabukuro - mais apropriados para peças instrumentais a solo.

Quanto devo gastar num ukulele?
O orçamento vai pesar muito na decisão. A maioria dos principiantes começa com um ukulele muito barato - tal como eu fiz. Mas é preciso gastar um pouco mais para ter um bom ukulele. Existem muitos ukuleles de qualidade entre 50 e 100 euros. Comprar um ukulele destes significa ter um ukulele um pouco melhor o que vai ser um incentivo para tocar mais.

Que cordas devo usar?
Quando se compra um ukulele este já vem com um conjunto de cordas - normalmente baratas e de fraca qualidade. Existem dois tipos de cordas para ukulele que estão acima de todas as outras: Aquila e Worth. Gastar um pouco mais numas cordas destas vai fazer qualquer ukulele soar muito melhor do que com umas cordas baratas.

Qua acessório necessito?
As despesas podem não acabar com a compra do ukulele. Existem imensos acessórios mesmo a pedir que os compremos: afinadores, catástopos, palhetas, correias e uma enorme variedade de outro acessórios para o ukulele. Uns são mais essenciais que outros.


(Artigo traduzido e condensado para português a partir da página http://ukulelehunt.com/buyaukulele/ onde poderá ver o conteúdo deste artigo na integra.)

////

2 comentários:

  1. quaL é a marca do seu? quero comprar um bom... sou musicista, toco violão profissionalmente..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho vários, mas a minha marca de eleição é a APC (António Pinto Carvalho).

      Eliminar