27 de dezembro de 2009

Soprano, Concerto, Tenor ou Barítono? Quais as diferenças?


Muitas pessoas têm perguntado quais as principais diferenças entre os vários tipos de ukuleles. Aqui fica uma pequena explicação.


(De cima para baixo: barítono, tenor, concerto e soprano)


Comp. do braçoComp. totalAfinação
soprano33 cm53 cmG-C-E-A
concerto38 cm58 cmG-C-E-A
tenor43 cm66 cmG-C-E-A
barítono48 cm76 cmD-G-B-E


Soprano - O tradicional e mais pequeno dos ukueles (algumas marcas têm modelos sopranino ainda mais pequenos). Normalmente tem um braço com 12 trastos. Tem menos volume e sustain mas o timbre mais característico do ukulele. Surgiu no século XIX no Hawai inspirado nos instrumentos levados pelos emigrantes madeirenses.

Concerto - Tamanho intermédio entre o soprano e o tenor, normalmente tem um braço com 15 trastos. Tem menos volume e sustain que o tenor mas o timbre ainda é bastante semelhante ao soprano sendo um pouco mais confortável para quem tenha mãos um pouco maiores. Surgiu nos anos 20 do século XX.

Tenor - O maior dos ukulele com afinação standard tradicional. Normalmente tem um braço com 17 trastos. Tem bastante volume e sustain que os seus irmãos mais pequenos devido à suas maiores dimensões. Mais usado por músicos mais dedicados a peças instrumentais ou dedilhadas. Surgiu nos anos 40 do século XX.

Barítono - O maior dos ukuleles. Normalmente tem um braço com 19 trastos. Tem bastante volume e sustain mas o timbre já se afaste um pouco do ukulele tradicional. A afinação também é diferente dos restantes ukuleles. Basicamente, é uma pequena guitarra apenas com as quatro primeiras cordas.

////

2 comentários:

  1. Assim como um violonista de 6 cordas deve preferir afinação em si para 7 cordas, também é bem melhor escolher um ukulele barítono. Os outros são melhores
    para bandolinistas, cavaquinhistas, banjistas etc.
    que já tocam na mesma afinação. Para iniciantes, à vontade...

    ResponderEliminar
  2. Para quem toca violão de 6 é melhor barítono...

    ResponderEliminar